Hidrogénio verde nos postos de abastecimento em 2022

Hidrogénio verde nos postos de abastecimento em 2022

No seguimento do compromisso com a descarbonização, a Dourogás começará a construção do primeiro posto de hidrogénio verde do país em Vila Franca de Xira, que deverá estar concluído no início de 2022. Em Loures, também em 2022, deverá abrir um outro posto de gás renovável, desta feita de biometano.

Nuno Moreira, CEO da Dourogás, refere que “são as empresas gasistas que vão desenvolver a mobilidade a hidrogénio”, antecipando que os postos a gás serão substituídos por postos de hidrogénio num futuro próximo, assim que as tecnologias que o permitem estiverem aptas.

Sublinha, ainda, que este primeiro posto de hidrogénio verde tem um preço competitivo, dado que a expectativa é que “o custo total de exploração de uma viatura a hidrogénio seja, no mínimo, equivalente à viatura diesel semelhante”.Adicionalmente, a Dourogás continua a sua aposta no biometano, um gás 100% renovável, produzido a partir de biogás proveniente de uma central de valorização orgânica de resíduos sólidos urbanos. Este gás é produzido em Mirandela, desde 2017, e faz parte do projeto-piloto Biogasmove, que se encontra na fase de injeção na rede.

Fonte: Jornal de Negócios

Mais notícias

A energia não para de circular!

Move-nos a inovação, a sustentabilidade, o empreendedorismo e a evolução do setor da energia. Deixe-se mover também por tudo isto, subscrevendo a nossa newsletter.