abastecido com biometano 100% renovável pela Dourogás

Dourogás GNV abastece primeiro veículo pesado com biometano 100% renovável

No próximo dia 8 de setembro, a Dourogás GNV, em colaboração com a HAVI Logistics, dará mais um avanço em direção à descarbonização da economia, ao proporcionar o primeiro reabastecimento de veículos pesados ​​com biometano de fonte absolutamente renovável no posto de abastecimento de Santo António dos Cavaleiros.

O biometano que vai ser incorporado no posto de abastecimento da Dourogás, em Loures, surge do projeto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos. De salientar que a Biogasmove já promoveu o abastecimento de uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas, respondendo com sucesso ao desígnio da Economia Circular.

A Dourogás também estabeleceu recentemente uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico, visando iniciar um projeto de demonstração de conceito com vista à produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Com a demonstração da possibilidade de incorporação de biometano no sistema de abastecimento de GNV, a Dourogás reafirma a sua prioridade e aposta nos gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano, nos quais estão concentrados os esforços de investigação e desenvolvimento do Grupo, no sentido de ultrapassar os desafios da transição energética que Portugal e o mundo necessitam.

Fontes: Greensavers Sapo; GGM e Cargo Revista.

Mais notícias

A energia não para de circular!

Move-nos a inovação, a sustentabilidade, o empreendedorismo e a evolução do setor da energia. Deixe-se mover também por tudo isto, subscrevendo a nossa newsletter.