A iniciativa da NGVA Europe tem como objetivo destacar as vantagens – ambientais e económicas – que a mobilidade a gás natural e a gás renovável representa para o processo de descarbonização da economia europeia.
A NGVA Europe (Natural & bio Gas Vehicle Association), associação europeia fundada em 2008 para promover a utilização de gás natural e gases renováveis no setor dos transportes a nível europeu, e que tem como membros empresas e associações de toda a cadeia produtiva europeia de gás e veículos, entre os quais a Dourogás GNV, do Grupo Dourogás, lançou recentemente uma campanha de sensibilização para todas as vantagens da mobilidade a gás natural e gases renováveis.
G-mobility destaca o biometano como o combustível com zero emissões, sendo a forma mais eficaz e eficiente de enfrentar os enormes desafios que o processo de descarbonização lançou às economias europeias. A mobilidade a gás, natural ou renovável, representa uma solução com menor impacto ambiental, melhor desempenho energético e eficiência económica no setor dos gases renováveis.
O gás natural, com a incorporação de gases renováveis, como o biometano 100% verde, é a solução para descarbonizar, no imediato, um dos setores que mais concorre para o desafio da redução das emissões poluentes, como é o do transporte pesado de pessoas e mercadorias.
João Filipe Jesus, Diretor-Geral da Dourogás GNV, destaca que a Europa, neste momento, “já dispõe das infraestruturas necessárias para acelerar e potencializar ao máximo a transição dos combustíveis fósseis para combustíveis verdes e renováveis e, dessa forma, colmatar mais de 40% das necessidades globais do transporte de longo curso na Europa”. Para o responsável, a “nova campanha da NGVA Europa, associação à qual o Grupo Dourogás orgulhosamente pertence, reforça a nossa certeza de que este é o caminho a seguir no sentido de garantir no espaço europeu uma mobilidade e transportes com energia limpa”.
Saiba mais sobre a iniciativa, aqui.