Na STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, cerca de 11,5% da frota de autocarros a gás natural é abastecida com biometano. A mudança para este gás 100% renovável em 36 veículos aconteceu em novembro de 2023.
O biometano é produzido e fornecido pela Dourogás através dos postos de abastecimento. A parceria entre o grupo e a STCP tem como objetivo a descabonização no transporte pesado de passageiros e mercadorias. Para Nuno Moreira, CEO da Dourogás, a escolha deste gás renovável “representa uma oportunidade de descarbonização imediata e exemplo efetivo da economia circular, já que resulta da valorização de resíduos em combustível sem emissões”.
Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP está confiante com a a mudança e afirma que “esta incorporação do biometano permitirá aumentar o número de viaturas 100% livres de emissões, reforçando, desta forma, o compromisso assumido rumo à descarbonização da operação, bem como na vontade de contribuir ativamente para a qualidade de vida das populações dos concelhos nos quais operamos.”
Pode ler o comunicado de imprensa completo aqui.