Em dezembro de 2024, a Dourogás juntamente com o testemunho de alguns dos seus parceiros, partilharam as suas perspetivas sobre o Biometano como uma solução eficaz para a redução das emissões no setor dos transportes no programa “Hora de Agir” na RTP.
Neste episódio, Nuno Moreira – CEO da Dourogás S.A., realça que o Biometano:
“…tem o mérito de derivar de resíduos e portanto, qualquer resíduo orgânico pode ser transformado naturalmente, essa é a beleza do Biometano, é que a natureza encarrega-se de fazer a digestão tal como nós fazemos. No fundo, o Biometano, e a energia que advém do Biometano, é semelhante à energia do Homem”, isto pois o Biometano é obtido a partir de um processo de digestão natural que, após purificação, poderá servir como um perfeito substituto ao Gás Natural.
O setor dos transportes representa atualmente cerca de 25% dos Gases de Efeito de Estufa e é considerado um dos setores de maior complexidade de descarbonização. A adoção do Biometano, como uma alternativa renovável ao Gás Natural Veicular (GNV), permite uma transição imediata, alinhada com o conceito de “Economia Circular” ao transformar resíduos em energia limpa.
Um agradecimento especial, a todos os demais parceiros, pelo seu testemunho: Catarina Santos – Global Transports Manager do Grupo da BA Glass Portugal; Hugo Luzia – Gestor Comercial da Volvo Car Portugal; Joaquim Vale – Administrador da Santos E Vale; Isabel Gonçalves – Chefe de Logística da Bosch Portugal; Luísa Barboza – Gestora de Projetos Sustentáveis na Bosch Portugal; Marcelo Araújo – Direção da Gestão de Frota da TJA; Sara Vieira – Gestora Comercial da IVECO Portugal e Luís Ferreira – Diretor Geral da HAVI Portugal.
Para ver o episódio completo, clique aqui.