Já circula em Portugal o primeiro veículo pesado de mercadorias abastecido com biometano 100% renovável no posto da Dourogás GNV. Esta iniciativa surgiu de uma parceria entre a Dourogás, a Havi Logistics e a Scania para a descarbonização dos transportes.
Foi no dia 8 de setembro de 2021 que se sucedeu a inauguração do primeiro posto de biogás em Portugal e, sucessivamente, o primeiro abastecimento de um veículo pesado com gás natural veicular de origem totalmente renovável, no posto da Dourogás em Santo António dos Cavaleiros, Loures. O veículo abastecido foi um camião Scania P340, operado pela empresa Havi Logistics no transporte de bens alimentares.
Estiveram presentes neste evento muitas individualidades, as quais Nuno Moreira (CEO do Grupo Dourogás), Luís Ferreira (Diretor-Geral da Havi Portugal), Bernardino Soares (presidente da Câmara Municipal de Loures), Eugénia Sillero (secretária-geral da Gasnam), João Filipe Jesus (Diretor-Geral da Dourogás GNV), João Bernardo (Diretor-Geral de Energia e Geologia), David Fernandez (Diretor do Consórcio Eco-Gate), entre outras.
O gás natural veicular permite uma redução de monóxido de carbono (CO) em 30%, de óxidos de nitrogénio (NOx) em 35% e de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 20%. Ademais, reduz em 95% partículas em suspensão e neutraliza as emissões de dióxido de enxofre (SO2).
A nova oferta desta biocombustível promovida Dourogás em colaboração com a Havi Logistics e a Scania abriu portas para a execução de uma das medidas do Consórcio Ibérico “Eco-Gate”, que procura melhorar a eficiência do mercado de gás natural veicular através da implementação de soluções inovadoras que contribuam para uma mobilidade mais limpa e sustentável.
Durante um mês, a iniciativa prevê a concretização de cerca de oito mil quilómetros abastecidos totalmente com biometano 100% renovável, para transporte pesado de bens alimentares com emissões zero de CO2.
Fontes: Jornal Económico e Turbo.