A Dourogás GNV passou oficialmente a integrar o portefólio da Iberis Capital, uma gestora portuguesa de private equity e capital de risco que liderou um investimento superior a 30 milhões de euros nesta operação. A transação, já aprovada pela Autoridade da Concorrência, representa um marco importante para a empresa, que entra agora numa nova fase de expansão e crescimento.
Novo ciclo de crescimento para o GNV em Portugal
A entrada da Iberis Capital no segmento do Gás Natural Veicular (GNV) traduz-se numa aposta estratégica num setor em forte expansão, sobretudo através da utilização crescente de Biometano. Esta alternativa renovável destaca-se pela sua capacidade de reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa, sendo especialmente relevante no transporte pesado de passageiros e mercadorias.
“Já temos a solução de energia alternativa aos tradicionais combustíveis fósseis considerada mais sustentável do mercado, no segmento de transporte pesado de mercadorias e passageiros”, assegura Pedro Oliveira, CEO da Dourogás GNV. “Em 2024, o Biometano representou mais de metade das vendas de combustível da empresa, muito acima da meta legal para os biocombustíveis (13%). Agora, o objetivo é acelerar a incorporação de Biometano no total da energia vendida aos nossos clientes e expandir a rede de postos de abastecimento”, adianta.
A Iberis Capital, que conta com mais de 600 milhões de euros em ativos sob gestão, acredita no potencial deste negócio para impulsionar a sustentabilidade na mobilidade. “Estamos seguros do enorme valor acrescentado desta unidade de negócio da Dourogás. A empresa desenvolveu um modelo operacional para substituir o gás natural por Biometano, que é um gás 100% renovável. Isto permite mover veículos pesados, por exemplo autocarros para o transporte público de passageiros, de uma forma completamente sustentável”, explica Diogo Chalbert Santos, partner da Iberis.
A equipa de gestão atual mantém-se à frente das operações e passa também a ser acionista minoritária, demonstrando o alinhamento estratégico de todos os envolvidos no futuro da empresa. A operação contou ainda com o investimento minoritário da Mello RDC.
A importância estratégica do Biometano na mobilidade sustentável
A Dourogás GNV é pioneira em Portugal na comercialização de Biometano, tendo evitado já a emissão de 97 mil toneladas de carbono equivalente nos últimos dois anos. Pela sua composição química, o Biometano é imediatamente integrável nas infraestruturas existentes de distribuição de gás natural, permitindo uma transição energética rápida, eficiente e segura.
A Iberis Capital pretende acelerar a expansão da rede de abastecimento e reforçar o portefólio de clientes da Dourogás GNV, alargando o alcance desta alternativa energética mais limpa e sustentável a todo o país.